NOTÍCIAS Ver todas

Duas escolas sananduvenses recebem prêmio das mãos do Governador, pelo Programa Alfabetiza Tchê

Publicado em 04/04/2025, Por Assessoria de Comunicação

Na última quarta-feira (2), Sananduva esteve representada pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Ângelo Granzotto e pelo Colégio Estadual Sananduva, na premiação entregue do Governo do Estado, no Teatro da Feevale, em Novo Hamburgo. 

O reconhecimento faz parte do do Programa Alfabetiza Tchê 2025 que premia escolas gaúchas com melhores resultados em alfabetização nos anos iniciais do Ensino 

O programa busca fortalecer o ensino por meio de monitoramento, capacitação de professores e distribuição de materiais didáticos.

A classificação foi baseada no Índice de Qualidade de Alfabetização (IQAe).

Na cerimônia de entrega do prêmio, presentes a Coordenadora Municipal do Alfabetiza Tchê, professora da Rede Municipal, Elizete Alves Borges, as diretoras das duas escolas premiadas, Professora Maria Angélica Bonês Dambrós - Diretora da EEEF Ângelo Granzotto e a professora Renata Getelina - Diretora do Colégio Estadual Sananduva. 

O Alfabetiza Tchê, instituído pela Lei nº 16.048/2023 e pelo Decreto nº 57.519, de 25 de março de 2024, prevê a formação contínua de professores e a ampliação das avaliações bimestrais para fortalecer o aprendizado nas escolas públicas gaúchas. Além disso, objetiva reconhecer e valorizar o trabalho das escolas das redes estadual e municipal de ensino com os melhores desempenhos no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) de 2023, no 2º ano do Ensino Fundamental. 

A Educação de Sananduva realiza ações nas escolas públicas para o fortalecimento e apoio no processo de alfabetização que acontece em comunhão de esforços entre os três níveis de Governo. O Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, por exemplo, do Governo Federal, e o Programa Alfabetiza Tchê - Governo Estadual - compreendem visitas às escolas para acompanhamento pedagógico, reuniões com gestores, distribuição de material didático complementar, tudo isso para viabilizar resultados positivos no processo de alfabetização das crianças, no município. 





Compartilhar:
| WhatsApp