NOTÍCIAS Ver todas

Símbolos Nacionais: o Brasão Nacional e o Selo Nacional

Publicado em 06/09/2021, Por Assessoria de Comunicação

Desde bem pequenas, nossas crianças precisam aprender a história do lugar onde vivem para valorizar o solo onde nasceram, conhecendo as manifestações culturais, os personagens históricos, as belezas naturais ou os símbolos.

Os símbolos nacionais representam a nação brasileira e os fundamentos constitucionais: a soberania, a cidadania, a dignidade humana, os valores sociais do trabalho, a livre iniciativa e o pluralismo político. Eles, os símbolos, são essenciais à construção de uma identidade nacional, ao sentimento de pertencimento a uma nação. Oficialmente, os símbolos nacionais são: a bandeira, o hino, o brasão e o selo nacional. Destacamos nessa produção: o Brasão de Armas e o Selo Nacional.

O Brasão de Armas simboliza a glória, a honra e a nobreza do Brasil. Foi criado na mesma data que a Bandeira Nacional, em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. No centro, há um escudo em forma de círculo e sobre ele uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O cruzeiro do sul está no centro, sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo à esquerda, representando os dois principais produtos agrícolas do Brasil Imperial. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição “República Federativa do Brasil”. Em outra faixa, abaixo, apresenta-se “15 de novembro” (direita) e de “1989’ (esquerda).

Conforme a Lei que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, o uso do Brasão é obrigatório nos edifícios dos três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - dos governos federal, estaduais e municipais e nos quartéis militares e policiais, bem como em todos os papéis oficiais em nível federal.

O Selo Nacional, instituído em novembro de 1889, no governo de Marechal Deodoro da Fonseca, é usado na autenticação de documentos oficiais, atos do governo, diplomas e certificados emitidos por unidades de ensino reconhecidas. É composto por uma esfera com as estrelas, semelhante à da bandeira brasileira, apresentando a inscrição República Federativa do Brasil. Os Símbolos Nacionais são protegidos pela Lei n° 5.700, de 1° de setembro de 1971, que padroniza e define as dimensões, padrões, cores e representações dos símbolos.

Os Símbolos Nacionais representam a identidade da nação no mundo. Em qualquer país que estejamos, ao nos deparar com um símbolo nacional nos vemos representados. Um sentimento de familiaridade brota no peito e faz emergir a sensação de não estarmos sós!

Escolas: E. M. E. I. Mundo Encantado, E. E. I. Mãe Coruja e E. E. E. F. José Fachinello Sobrinho.

 





Compartilhar:
| WhatsApp