NOTÍCIAS Ver todas

Prefeito Vermelho Pansera participa de ato em apoio a agricultores sananduvenses

Publicado em 26/08/2021, Por Assessoria de Comunicação

Na manhã de segunda-feira (23), o prefeito Vermelho Pansera, o assessor Leonardo Ritti e a presidente da Câmara de Vereadores Eliani Mezadri, estiveram no trevo de acesso a Getúlio Vargas onde ocorreu uma manifestação pacífica contra a derrubada do Marco Temporal no Supremo Tribunal Federal (STF). Na mobilização, agricultores e entidades reiteraram o apoio à aprovação do Projeto de Lei 490/2007, que tramita no Congresso Nacional.

A área do Passo Grande do Forquilha, que abrange os municípios de Sananduva e Cacique Doble, pode ter demarcada como área indígena cerca de 1.916 hectares e atingir 143 famílias de agricultores. Com a possível demarcação, podem ser atingidas as comunidades sananduvenses de Bom Conselho, São Caetano e Lajeado Bonito.

O prefeito Vermelho Pansera, falou sobre a manifestação. “De suma importância a mobilização dos agricultores e das demais entidades. Aqui no norte do nosso Estado, vimos nos últimos dias a força e a união dos agricultores. O Governo do Município de Sananduva apoia a delimitação do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas”.

O julgamento do Marco Temporal, tese que defende que uma terra indígena só pode ser demarcada se for comprovado que os índios estavam sobre a terra requerida na data da promulgação da Constituição, ou seja, no dia 5 de outubro de 1988, estava previsto para acontecer no STF na tarde de quarta-feira (25), mas a sessão foi adiada para esta quinta-feira (26).

 

Fotos: Eliani  Mezadri e Silvia Inês Bogoni 





Compartilhar:
| WhatsApp